Topo

Mulherias

As 10 mulheres negras que vão inspirar o seu estilo

Flávia Martinelli

28/08/2019 04h00

Por Monise Cardoso, especial para o blog MULHERIAS

@canalpatriciaavelino


Tá procurando referências de cabelo, maquiagem e body positive? Então partiu seguir a blogueira e maquiadora profissional Patrícia Avelino. A influencer arrasa nos tutoriais de make, especialmente para pele negra, além de ser inspiração pura para as manas gordas que buscam looks que fujam do estilo sem graça e cafona que a moda insiste em vender para corpos fora do padrão. Patrícia também é dona da @yarnhairbr, loja que comercializa extensões capilares feitas com lã, no modelo twist, sob encomenda.

@lucigoncalvesa
FashionPobre e favelada, é assim que Luci Gonçalves se classifica. A blogueira e youtuber moradora do Rio de Janeiro compartilha não só dicas de moda e cabelo como fala de comportamento do ponto de vista de uma moradora da favela, e toca em assuntos sensíveis como política e autoestima das mulheres pretas. Divertida, comanda um quadro chamado "Master Chef pobre", onde ensina receitinhas baratas de fazer. Luci é inspiração pra vida!

Ver essa foto no Instagram

 

meus dois modos ‍♀️ @bphotographx teremos masterchef especial festa juninaaaaaaa ✨

Uma publicação compartilhada por Luci (@lucigoncalvesa) em

@jacyjuly
A blogueira é moradora da periferia do Rio de Janeiro e, além de compartilhar dicas de looks no Instagram, também comanda um canal no Youtube onde fala sobre cabelos crespos 4C (nomenclatura que classifica o tipo mais crespo de fio). Dicas numa pegada street style e tutoriais de penteados e tratamentos capilares são a especialidade de Jacy.

@jesslopes
Da Zona Leste de São Paulo para o mundo! A modelo Jess Lopes tem um feed que mescla moda, beleza e life style. Entre os looks inspirados nas tendências dos anos 1990 e as maquiagens afrofuturistas, quem segue a modelo também se depara com registros da periferia – lajes, muros pixados e o modo de viver que só a quebrada tem.

Ver essa foto no Instagram

 

regueira q soy ‍♀️ biribona

Uma publicação compartilhada por Jessica Lopes ☄️ (@jesslopss) em

@patriccia.reis
Patrícia é cantora, modelo plus size e entusiasta do body positive. A blogueira esbanja beleza em fotos ousadas que são um delicioso convite à aceitação do próprio corpo. Barriga de fora? Vai ter, sim. Estrias à mostra e ensaio sensual também! Nas legendas, Patrícia costuma fazer reflexões e expor seu ponto de vista sobre auto-aceitarão e amor próprio.

@typicalblaqueen
Lavondra é de Washington, capital e distrito federal dos Estados Unidos. Dona de um majestoso cabelo crespo 4c, a blogueira compartilha penteados e técnicas para deixar os fios com texturas diferentes e incríveis. LaVondra também é inspiração de moda, com seus looks que vão desde o estilo urbano à alfaiataria.

Ver essa foto no Instagram

 

Had a wonderful time at @ubiquitous_expo with @orshaircare ☺️ #Ubiquitousexpo #Ubiquitousexpo2019

Uma publicação compartilhada por LaVondra (@typicalblaqueen) em

Leia mais

10 minas da periferia para você seguir no Instagram

Loyal, o brechó que se tornou um estilo de vida nas quebradas da Zona Sul

@relaxaaifofa
Mel Soares é uma blogueira plus size com mais de 150 mil seguidores no Instagram. A dona do @relaxaaifofa, que também é um canal no Youtube, faz indicações de lojas especializadas em moda para mulheres gordas, mostra looks fora da caixinha e propõe discussões sobre insegurança estética. Quem segue a Mel Soares também recebe dicas sobre maquiagem e cuidados com a pele.

@laricunegundes
A jornalista e stylist Larissa Cunegundes é pura beleza no feed! Fotos lindas e bem produzidas enchem os olhos de quem acompanha o Instagram da blogueira. As combinações de Larissa têm uma pegada clássica, mas sempre com um arremate moderno. Dá super para se inspirar e montar looks para o dia-a-dia.

Ver essa foto no Instagram

 

Estou impactada com o trabalho do @arthurferreiraz amey tanto essas fotênhas! Sigam ele e vejo trabalho incrível que produz

Uma publicação compartilhada por Larissa Cunegundes (@laricunegundes) em

@knowingtracy
Tracy-Ann Frazier é mãe, bióloga e blogueira. No Instagram, ela inspira mulheres que também são mães a se sentirem bonitas e se aventurarem na maternidade. Tracy também aparece cozinhando receitinhas veganas e mostrando composições de peças divertidas e modernas.

@megamahluu
Como o próprio nome diz: Mega! Maria Luiza é uma mulher grande e esse adjetivo vai pra muito além das medidas do seu corpo. A blogueira é um exagero de beleza, estilo e amor próprio. Vale a pena acompanhar sua rotina e copiar os looks lindos e fáceis de reproduzir.

Ver essa foto no Instagram

 

Saudades Paris

Uma publicação compartilhada por MEGA (@megamahluu) em

Leia mais

Mesa, arte e afeto: almoço na ocupação 9 de julho 

Das tranças ao corte chavoso: o que é ser cabeleireira na periferia

 

Sobre o autor

Flávia Martinelli é jornalista. Aqui, traz histórias de mulheres das periferias e vai compartilhar reportagens de jornalistas das quebradas que, como ela, sabem que alguns jardins têm mais flores.

Sobre o blog

Esse espaço de irmandade registra as maravilhosidades, os corres e as conquistas das mulheres das quebradas de São Paulo, do Brasil e do mundo. Porque periferia não é um bloco único nem tem a ver com geografia. Pelo contrário. Cada uma têm sua identidade e há quebradas nos centros de qualquer cidade. Periferia é um sentimento, é vivência diária contra a máquina da exclusão. Guerrilha. Resistência e arte. Economia solidária e make feita no busão. É inventar moda, remodelar os moldes, compartilhar saídas e entradas. Vamos reverenciar nossas guardiãs e apresentar as novas pontas de lança. O lacre aqui não é só gíria. Lacrar é batalha de todo dia. Bem-vinda ao MULHERIAS.