Topo

Mulherias

"Meu corpo tem pelos e merece respeito, não vergonha; o verão também é meu"

Flávia Martinelli

31/01/2020 04h00

Elas contam como entenderam e aprenderam a gostar do corpo feminino como ele é ao natural

Por Martha Raquel Rodrigues, especial para o blog MULHERIAS

Foi de supetão que Rafaela Rosa de Araújo, 29, decidiu parar de se depilar. "Eu tinha 24 anos, estava em contato com os princípios do feminismo, como a questão dos papéis que são naturalizados como femininos", recorda. É o que, no jargão do movimento, é chamado de 'performar a feminilidade', ou seja tratar como obrigatório o comportamento que a sociedade espera de uma mulher: ser delicada, submissa, passiva, agir de acordo com o 'sexo frágil' e, sim, também arrancar os pelos que crescem naturalmente pelo corpo a partir da puberdade.

Rafaela, teve um estalo. A ficha caiu diante de algo que nunca havia pensado: para ser mulher é obrigatório fazer depilação? "Claro que não, né? Do dia pra noite, resolvi experimentar como seria um corpo sem ceras, lâminas ou pinças." Naquele momento, a metroviária de São Paulo parou para pensar, inclusive, no fetiche social da mulher de pele reluzente sem um único pelinho pubiano, com axilas e pernas lisinhas. "É uma imagem de menina, de criança, uma infantilização do corpo da mulher adulta."

A desconstrução emocional dessa conclusão tão evidente e racional, porém, não foi simples. "Eu me sentia feia, uma aberração", conta Rafaela ao lembrar das primeiras vezes que desceu a serra a caminho do mar e enfrentou a praia de biquini com os pelos grossos e aparentes. "Isso trazia uma aparência masculinizada pra quem me via. Minha virilha é peluda, com a calcinha do biquíni fica aparente mesmo. Então, no começo, eu usava bermuda. Estava sempre de top e bermuda já que a axila era mais fácil de esconder", ri.

Aos poucos, tudo mudou. "No cotidiano da cidade, passei a reparar que eu já lidava com a aceitação do meu corpo gordo. Durante o verão, na praia, percebi que tinha que meter o pé na porta para fazer o enfrentamento da falta de respeito das pessoas." Hoje ela já nem lembra disso quando está na praia e pouco se importa com os olhares alheios.

Os pelos visíveis de Rafaela já foram um incomodo. Mas hoje ela os exibe sem sequer lembrar que eles existem: "Viva a liberdade, né?!" (Foto: acervo pessoal)

A praia deveria ser um lugar democrático. Com espaço para todos os corpos, cores e costumes. Mas muita gente não se sente pertencente a este lugar. As revistas, filmes, novelas sempre pregaram que o corpo do verão, o corpo da praia é o corpo magro, sem pelos, delicado. As estrias, celulites, a gordura e os pelos são tratados como algo a ser combatido.

Veja mais:

Fotos se divertindo com os pelos aparentes passaram a fazer parte do cotidiano de Gabriela, que não se importa mais que vejam seu corpo de mulher adulta em sua total complexidade (Foto: Nina Moreira)

Numa retrospectiva muito pessoal, a analista de dados de 29 anos Gabriela Baldívia Soncini notou que seus pelos causavam mais constrangimento para seus familiares do que para ela mesma. "Percebi que meus parentes tinham vergonha de andar comigo com os pelos à mostra. Assim, parei de ir com eles na piscina e na praia. Hoje em dia reparo pessoas olhando com estranhamento para mim, com cara de nojo, mas nunca aconteceu de alguém chegar a me ofender diretamente por isso. No máximo, elas saem de perto de mim no ônibus ou no metrô. E por isso eu até agradeço", diverte-se Gabriela.

Ela, que parou de se depilar em 2012 por considerar o processo de depilação violento e doloroso, destaca que, ainda hoje, se sente mais confortável em ambientes entre pessoas que não a conhecem. "Me sinto muito mais tranquila na praia, no meio de desconhecidos, do que em casa, com a minha família que me critica. Dos desconhecidos eu não costumo ouvir comentários sobre minha aparência, os deles eram constantes e apesar de não serem diretamente maldosos, costumavam me deixar triste", explica.

De fato, mulheres que deixam os pelos à mostra enfrentam aporrinhação de quem está mais próximo. "Meus primos me zoavam porque eu tinha muitos pelos e minha perna parecia com a deles", lembra a fotografa Lethicia Galo, de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo.

Já a ceramista de São João del Rei, em Minas Gerais, Isabella Haru, 27, conta que na adolescência teve muitas discussões com a mãe. Com o passar dos anos, o conflito em família foi deixando de existir. "De verdade, eu esqueço completamente que eu tenho pelos. A única parte que eu aparo é a vagina mesmo, o resto fica ali bem a deus dará. É tão doido o quanto eu esqueço que quando recebo um olhar estranho, eu fico até confusa".

Lethícia hoje vê que seus pelos são nada mais nada menos que uma parte de seu corpo e não se preocupa mais se causam estranhamento em outras pessoas (Foto: acervo pessoal)

Lethícia, que por ser fotógrafa lida o tempo todo com as imagens que reiteram padrões e conceitos de beleza, acredita que tudo é um processo e que o panorama para o futuro é mais libertário. "As pessoas demoram pra naturalizar o olhar delas. Mesmo meus amigos próximos estranhavam no começo. Mas passa." Em espaços ou praias que são mais movimentadas e frequentada por pessoas diversas, diferente de praias dentro de condomínios, ela se sente à vontade. "Nos condomínios, parece que as famílias têm que cumprir um papel social perfeitinho. O homem, a mulher, e dentro desse retrato ela não pode ter pelos. E eu estou indo contra essa imposição e pronto."

Gabriela lembra que a sociedade vê a retirada ou não dos pelos como algo ligado à higiene. "Mas isso vale  somente para as mulheres, né?"  Ninguém cobra que homens se depilem para que sejam aceitos como pessoas limpas. "Foi libertador perceber que eu não tinha o dever de me depilar e que pelos são normais, sabe? Por que os homens não precisam se preocupar com isso e as mulheres sim? E percebi que o odor do meu corpo não tem ligação com a quantidade de pelos que tenho. Não tem nada a ver! Foi assim que comecei a libertar essa amarra", explica a analista de dados.

Ao racionalizar o porquê de ter pelos também ajudou a metroviária Rafaela a lidar com os primeiros incômodos. "Eu pensava muito 'eu tenho pelos por causa disso, disso e isso e eu não vou me deixar abalar emocionalmente por causa disso'. Hoje eu consigo ir pra praia de biquíni, uso um top e a calcinha, e os pelos ficam completamente a mostra, numa boa."

Em comum, Lethícia, Isabella, Gabriela e Rafaela, têm a forma como se enxergavam no passado e como lidam hoje com o corpo. Corpo este que carrega marcas, histórias, momentos de felicidade e de tristeza, aventuras, lições.

A conversa entre mulheres de "bolhas" diferentes, de cidades que não se cruzam, termina com um desabafo de Rafaela: "Não vou dizer que é uma coisa que eu olho e acho bonito, mas eu aprendi a ter uma relação de carinho com o meu corpo por tudo que ele representa socialmente, por tudo que representa na minha história." Em tom de positividade, ela conclui que "o verão também é meu e meu corpo merece respeito e não vergonha".

E que venham praias, piscinas, cachoeiras, parques e caminhadas democráticas para todas e todos! Com acessos livres, sem pulseiras vip ou "códigos de conduta" de pelos pubianos! Aos hatters que nunca lêem os textos até o fim e fazem comentários, esses sim, grotescos, o blog MULHERIAS deseja um verão feliz, com muito protetor solar e corpos livres!

Sobre o autor

Flávia Martinelli é jornalista. Aqui, traz histórias de mulheres das periferias e vai compartilhar reportagens de jornalistas das quebradas que, como ela, sabem que alguns jardins têm mais flores.

Sobre o blog

Esse espaço de irmandade registra as maravilhosidades, os corres e as conquistas das mulheres das quebradas de São Paulo, do Brasil e do mundo. Porque periferia não é um bloco único nem tem a ver com geografia. Pelo contrário. Cada uma têm sua identidade e há quebradas nos centros de qualquer cidade. Periferia é um sentimento, é vivência diária contra a máquina da exclusão. Guerrilha. Resistência e arte. Economia solidária e make feita no busão. É inventar moda, remodelar os moldes, compartilhar saídas e entradas. Vamos reverenciar nossas guardiãs e apresentar as novas pontas de lança. O lacre aqui não é só gíria. Lacrar é batalha de todo dia. Bem-vinda ao MULHERIAS.